Pular navegação

Relatório

Biblioteca Comunitária do Conjunto Ceará

Data: 19/05/2008 Horário: 9:30h

Local: Centro de Cidadania do conjunto Ceará Horário de Funcionamento: seg. 8:00h – 12:00h

14:00h – 17:00h

ter.- sex. 8:00h – 12:00h


Coordenadora: Ana Maria de Sá

Voluntária: Fátima

Bolsista: Juliana




A biblioteca surgiu de um projeto de extensão da UFC, coordenado pela prof. Ana Maria de Sá com o título: Práticas Leitoras do Conjunto Ceará, um projeto modesto, com grandes visões: aumentar o número de pessoas (usuários) ao encontro do conhecimento, da leitura e da prática dessa leitura. A verdade é que essa busca não é fácil, as dificuldades são imensas, há falta de recursos, de apoio por parte da Prefeitura, a própria comunidade não está atenta a sua existência, são poucos os que realmente a conhecem. Hoje a biblioteca tenta seguir caminhando, possue mais de 1878 livros registrados no seu acervo, conta em média com um número até razoável de mais de 100 usuários, com o perfil de estudantes para concursos, crianças, idosos e etc.

Todos os livros foram doados, o sistema usado para o empréstimo do acervo ainda é manual utilizando fichas catalogáficas, apesar de já possuir 03 computadores, doados pelo BNB, estes ainda inutilizados por falta de espaço. Em média são doados 40 livros por mês.

Infelizmente a biblioteca não possui uma programação fixa, não desenvolve projetos de leitura com a comunidade e nem com seus usuário.

Como futuros bibliotecários, nos sentimos de uma certa forma um pouco assustados com as formas de como boa parte da sociedade e o Poder Público em geral não dão valor e importância a algo tão essencial para a “vida social”. Somos otimistas e sabemos da importância da biblioteca para o homem, seja ela comunitária, escolar, pública e etc. Parabennizamos a iniciativa do projeto e que esse possa mudar a realidade a qual foi inserido. Vivenciamos a dedicação e a força de vontade da Fátima (voluntária) e da Juliana (bolsista). Desejamos força para que elas possam atingir suas metas dentro da biblioteca, bem como para desenvolver o trabalho brilhante que tem a oferecer.

“ É preciso fazer alguma coisa, escrevo esta canção porque é preciso.

Se não escrevo, falho com o pacto que tenho com a vida. É preciso fazer alguma coisa para ajudar o homem, MAS AGORA”.

THIAGO DE MELO

Deixe um comentário